Abertura do artigo
Abertura do artigo

Qual a diferença entre Espumante, Champagne, Cava e Prosecco?

Por . em 27/02/2024

Nós temos o hábito de chamar qualquer tipo de bebida alcoólica que borbulhe de “Champagne”. Mas você sabe a diferença entre Espumante, Champagne, Cava e Prosecco?

Espumante é a definição mais ampla da categoria, que especifica o tipo de vinho que possui borbulhas naturais geradas através do processo de fermentação.

Champagne é o nome de uma região francesa, mais ao norte do país. Lá existem determinadas regras para a produção de espumantes, as quais estabelecem a denominação de origem. Por isso, todo espumante feito nesta região seguindo as regras determinadas é denominado como Champagne. Ele precisa seguir algumas exigências, como o uso exclusivo das uvas Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier, com tempo de guarda de no mínimo 15 meses em garrafa antes de ser comercializado. De acordo com a legislação do comitê de Champagne, todas as uvas devem ser colhidas à mão e em pequenos baldes, para que não sofram qualquer dano. Depois disso, elas são classificadas (também manualmente) e somente as melhores passam para a próxima fase. Com tantas regras e parâmetros, naturalmente são espumantes com um valor mais elevado.

Já o nome “Cava” só pode ser usado para espumantes elaborados segundo o Método Tradicional nas comunidades autônomas espanholas da Catalunha, Navarra, Aragão, Rioja, Extremadura, Valência e Álava. Para garantir o título no rótulo, só é permitida a utilização das uvas brancas: Macabeo (Viura), Xarel.lo, Parellada, Malvasía (Subirat Parent) e Chardonnay, e das uvas tintas: Garnacha tinta, Monastrell, Pinot Noir e Trepat.

Os vinhos Prosecco originam-se das regiões de Veneto e Friuli Venezia Giulia, no norte/nordeste da Itália, e são produzidos principalmente a partir da uva conhecida como “Glera”, anteriormente denominada “Prosecco”. A denominação de origem permite que a Glera seja misturada a outras quinze uvas cultivadas na região, como Chardonnay e Pinot Blanc. Essas uvas devem sempre ser vinificadas em branco, uma vez que o Prosecco não permite exemplares do tipo tinto ou rosé.

Assim, podemos afirmar que todo Champagne é um espumante, mas nem todo espumante é um Champagne. O mesmo vale para o Cava e o Prosecco. Entendeu?

Agora que você já sabe a diferença, que tal garantir o seu espumante favorito na Imigrantes Bebidas?

Comentários
0 Comentários
Clã do Whisky
Adega do Vinho
Alambique da Chachaça
Vodkas