5 Whiskies americanos que você precisa conhecer.

Por . em 24/10/2022

Conheça as diferenças e os principais rótulos na terra do Tio Sam.

Tão famoso quanto na terra dos kilts e da gaita de fole, os Estados Unidos, ao lado da Escócia, contam com o maior número de destilarias de whiskies em funcionamento. O destilado chegou na terra do Tio Sam ainda no século 18, por conta dos imigrantes irlandeses e escoceses, que conheciam a técnica de transformar os seus excedentes da colheita de grãos em destilados.

Com o passar dos anos, o país não só ganhou uma escola de whiskies, como uma grafia particular, processos únicos, que ganharam fama e foram difundido no mundo inteiro. Conheça os principais whiskies americanos e os rótulos que você precisa beber.

1 – Woodford Reserve

Feito de maneira 100% artesanal na mais antiga destilaria norte-americana (com mais de 200 anos), ele é triplamente destilado e envelhecido em barris de carvalho americano novos e queimados, para aflorar as notas de caramelo provenientes da madeira.

O resultado é uma bebida suave, com uma picância crescente no paladar.

2 – Jack Daniel’s Old Nº7

Conhecido pelas garrafas quadrangulares de rótulo negro, é um dos whiskies mais vendidos no mundo no estilo Tennessee Whiskey, devido ao processo de destilação diferenciado. Jack Daniel’s tem sabor e cor mais amadeirados.

Muitos dizem que o místico Old nº 7 significa que somente na sétima tentativa de misturas, Jack conseguiu chegar à fórmula perfeita de elaboração de seu whiskey. Outra hipótese é que ele tinha uma namorada diferente para cada dia na semana, por isso era chamado de “O velho das sete mulheres”. Mas isso são apenas lendas que tornam o rótulo ainda mais famoso.

3 – Jim Beam White

Este é um Bourbon de porta de entrada mais vendido no mundo. Envelhecido por quatro anos com 40% de graduação alcoólica, tem notas de baunilha, caramelo e mel. No paladar, soma-se a canela, cravo, especiarias e amadeirado.

A destilaria fica localizada no estado americano de Kentucky, e ainda usa a mesma variedade clássica de levedura criada por Jim Beam em 1934.

4 – Maker’s Mark

O diferencial do rótulo é que o Maker’s Mark não possui centeio na sua formulação, mas trigo doce e vermelho de inverno, milho e cevada, conferindo um bourbon de sabor suave e menos picante que os demais norte-americanos.

Feito em lotes individuais que não ultrapassam 19 barris, a produção é de baixa escala. A bebida de coloração âmbar é envelhecida por cerca de seis anos. O grande destaque vai para a hora do engarrafamento. Ao invés de simplesmente colocar uma tampa e lacrar, o Maker’s Mark é selado de uma forma única com uma cera vermelha em cima da rolha.

5 – Gentleman Jack

Lançado em 1988, utiliza os mais refinados ingredientes naturais na sua fabricação: milho, centeio, malte de cevada e água isenta de ferro. Diferencia-se por ser filtrado duas vezes em carvão: uma antes e outra após o envelhecimento, garantindo assim sua suavidade.

Comentários
0 Comentários
Clã do Whisky
Adega do Vinho
Alambique da Chachaça
Vodkas